segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Portas abertas ou Para começo de conversa...


         Há tempos sinto a necessidade de escrever sobre alguns assuntos que me tocam, adiei essa tarefa por vários motivos, tais como, os diversos afazeres da vida cotidiana, por achar que não escrevo bem, por escrever textos muito longos, o que torna a leitura cansativa, atualmente acredito que escrevo textos tão extensos pois não escrevo com frequência, por isso crio esse espaço para me desafiar a escrever periodicamente, visto que a escrita é um exercício constante, acredito que com a prática as técnicas sejam aperfeiçoadas.
            Criei um tumblr para tentar ser moderninho, no entanto sou nostálgico e não resisti à tentação de criar também um blogspot, também porque utilizo muito melhor essa plataforma, ambos os espaços serão alimentados com o mesmo material, para que as leitoras possam escolher o espaço mais aconchegante para interagir, escreverei um texto por semana, sempre ás segundas-feiras, sempre entre ás 17h e 19h (Horário de Brasília), caso afazeres alterem essa periodicidade das postagens informarei previamente.
Resolvo escrever, pois há pouco tempo me descobri enquanto uma pessoa preta, aprofundarei essa descoberta no próximo texto que publicarei neste espaço, considero que desde 2013 passo por importantes processos de empoderamento, assim como, tenho feitas inúmeras reflexões das quais gostaria de sociabilizar
Ou seja, este será um espaço que se propõe a criar diálogos sobre as questões étnico raciais, é importante salientar que além de preto sou viado. No meu caso a descoberta da sexualidade fora muito menos complexa e dolorosa , do que a identificação como uma pessoa negra, exceto na idade escolar,   como as opressões sociais acontecem concomitantemente terei uma atenção especial a falar de temas relacionados as questões que tangem pessoas homossexuais negras, em especial para as viadas, afinal é este o meu lugar de fala.
Crio esse espaço também para desenvolver e refletir sobre alguns temas que me são caros e os vejo  pouco discutidos dentro dos espaços de militância, pretendo também a partir, do próximo mês sempre convidar uma pessoa preta e não hétero, para escrever sobre algumas questões específicas relacionadas a sua vivência.
Aproveito que sou um preto e acadêmico, logo tive acesso a um tipo de conhecimento, que infelizmente grande parcela da população negra ainda está excluída, embora com as ações afirmativas, aos poucos vemos esse número crescer, o que me faz ter bastante esperança para os próximos dez anos, por frequentar o espaço hostil da universidade pretendo trazer referências de autoras/es, para me auxiliar nas reflexões, também para divulgar para quem ainda não tem acesso aos muros e catracas das universidade estes pensamentos, teorias e conceitos, buscarei ser  simples, o que é diferente de superficial, afinal este espaço é um diário e não uma publicação acadêmica.
Além disso, aprofundarei alguns debates da minha área, a arte, em especial o teatro e a e a dança, e também a educação, sou um estudante de licenciatura em arte-teatro (artes cênicas)  também sociabilizarei as minhas produções artísticas que ultimamente tem sido voltadas para o povo preto.
Como já citei anteriormente, o próximo texto falará sobre como eu me descobri enquanto pessoa negra, será postado no dia 11/01/2016, entre ás 17h e 19h, falarei sobre como fui e ainda estou me empoderando, neste texto abordarei brevemente temas como mestiçagem e/ou colorismo.

Manas sejam muito bem-vindas a casa é nossa


Nenhum comentário:

Postar um comentário